sexta-feira, 27 de abril de 2012

I Corintios 13 - Uma Paráfrase para o professor

Se eu pudesse explicar perfeitamente todas as coisas para os meus alunos, mas não amasse a cada um deles, seria melhor que eu falasse a uma sala vazia.
Se eu pudesse encontrar todas as respostas para os problemas educacionais e não tivesse amor, meus esforços seriam inúteis.
Se eu pudesse comprar todos os tipos de recursos educacionais e me sacrificasse para fazê-lo, mas não tivesse amor pelos meus alunos, seria um completo desperdício.
O amor mostra-se paciente quando se faz necessário repetir o mesmo conceito muitas vezes a um estudante que está tendo dificuldades.
O amor mostra-se afável quando trata com um pai irado que acusa a outros professores e a mim.
O amor não se mostra ciumento quando um outro professor tem uma sala inteira de crianças bem comportadas e extremamente inteligentes e quando a minha deixa muito a desejar.
O amor não se mostra vaidoso e jactancioso quando meus alunos vão bem na minha matéria e realmente tem prazer em vir às minhas aulas.
Amar é está disposto a negociar meu horário e planos a fim de adapatá-los às necessidades dos outros.
Amar não é gritar com minha classe quando eles não se comportam bem, mas procurar ajudá-los a compreender a importância da disciplina própria.
Amar é não anunciar todos os problemas e más ações dos meus alunos a outros na sala dos professores.
Amar é continuar tentando, mesmo quando parece que um aluno nunca irá compreender o processo da multiplicação e divisão ou a diferença entre um advérbio e um adjetivo.
Método de ensino, quadros, murais, livros e textos, mais cedo ou mais tarde serão descartados, mas o amor é eterno.
Estas três coisas eu tenho aprendido: tolerância, paciência e amor; mas o maior destes é o amor.
                                                                                             (Joyce Ann Munn Watts)

Nenhum comentário:

Postar um comentário